“O Encceja é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados do Ensino fundamental e Médio.
Podem fazer o exame pessoas que tenham, no mínimo 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo 18 anos completos para o ensino médio, na data da aplicação da prova (25 de agosto de 2024). A inscrição é gratuita.
Como me inscrever?
Acesse o SISTEMA ENCCEJA ( http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial )e indique o nível de ensino* do qual você deseja obter a certificação (ensino fundamental ou médio). Depois, escolha o município onde quer fazer a prova e a instituição certificadora para solicitar o diploma após a liberação dos resultados.
* Vale lembrar que qualquer participante pode fazer a prova diretamente para o ensino médio, desde que tenha mais de 18 anos na data da prova.
Criado em 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) surgiu como uma ferramenta de avaliação de participantes que não estavam frequentando regularmente as escolas e pretendiam obter o certificado.
O Inep transferiu a certificação do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, tendo o mesmo critério de idade e exigindo do participante nota superior a 450 pontos em cada prova objetiva e 500 na redação. Para certificação do ensino médio, o Encceja ficou restrito a brasileiros no exterior.
Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu adotar novamente o Encceja para a certificação do ensino médio. O motivo é que o Enem tornou-se uma porta de entrada para a universidade, não sendo o melhor meio de avaliar os conhecimentos dos participantes que desejam concluir a educação básica.”
____________________________________________________________________________________________
Termina, na nesta sexta-feira, 10 de maio de 2024, o período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social.
O exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do ensino fundamental e médio. As inscrições devem ser feitas no Sistema Encceja. Realizado pelo Inep desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar.
Se a pessoa não justificou a falta no Encceja 2023 ou teve a justificativa reprovada, deverá ressarcir o valor de R$ 40 ao Inep para confirmar a inscrição no Encceja 2024. O prazo para o ressarcimento termina em 15 de maio.
A participação no exame é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.
O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Acesse o edital do Encceja 2024
Veja mais sobre “O que é o Encceja?” em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/encceja-exame-nacional-para-certificacao-competencias-jovens-adultos.htm
Fonte: INEP – MEC – Governo do Brasil
Revista Jacaraípe
www.revistajacaraipe.com.br